Etapa 1- Problematização
Inicialmente, os professores contextualizarão o problema envolvendo as fontes de energia no planeta, consumo de recursos naturais, crescimento populacional, poluição, etc.
Posteriormente, os alunos receberão orientações para acessarem, via internet, o programa Carbópolis . A partir daí, terão como objetivo a gestão de negócios e ambiente reduzindo ao máximo a poluição ambiental.
Esta etapa da atividade terá um roteiro de questões, onde os alunos respondem a medida que avançam no jogo.
Finalizada esta etapa, os alunos discutem:
- quais os efeitos de cada ação tomada;
- que opções temos para redução na emissão de poluentes ou a sua não geração;
- quais as alternativas viáveis atualmente e quais que podem ser pensadas para o futuro;
- o bioetanol é uma opção? Há um ciclo de produção e de consumo de CO2? Proponha um ciclo!.
Etapa 2- Meios de cultivo
No laboratório, os alunos utilizando o protocolo já entregue irão realizar o pre-tratamento da biomassa lignocelulósica e preparar o meio de cultivo para produção de celulases em frascos sob agitação, conforme figura abaixo.
Posteriormente, colocarão os meios para autoclavar. Em cada momento desta etapa, os alunos serão solicitados a resolver questões oralmente, descrevendo o que e para que estão realizando-as.
Figura 1- Frascos para produção de enzimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário